Os orixás são deuses africanos que correspondem a pontos de força da Natureza e os seus arquétipos estão relacionados às manifestações dessas forças. As características de cada Orixá aproxima-os dos seres humanos, pois eles manifestam-se através de emoções como nós. Sentem raiva, ciúmes, amam em excesso, são passionais. Cada orixá tem ainda o seu sistema simbólico particular, composto de cores, comidas, cantigas, rezas, ambientes, espaços físicos e até horários.
Como resultado do sincretismo que se deu durante o período da escravatura, cada orixá foi também associado a um santo católico, devido à imposição do catolicismo aos negros. Para manterem os seus deuses vivos, viram-se obrigados a disfarçá-los na roupagem dos santos católicos, aos quais cultuavam apenas aparentemente.
Estes deuses da Natureza são divididos em 4 elementos – água, terra, fogo e ar. Alguns estudiosos ainda vão mais longe e afirmam que são 400 o número de Orisás básicos divididos em 100 do Fogo, 100 da Terra, 100 do Ar e 100 da Água, enquanto que, na Astrologia, são 3 do Fogo, 3 da Terra, 3 do Ar e 3 da Água. Porém os tipos mais conhecidos entre nós formam um grupo de 16 deuses. Eles também estão associados à corrente energética de alguma força da natureza. Assim, Iansã é a dona dos ventos, Òsún é a mãe da água doce, Sàngô domina raios e trovões, e outras analogias.No Candomblé cultuam-se muitos outros orisás, desconhecidos por leigos, por serem menos populares do que Sangô, Yansã, Osoosi e outros, mas com um significado muito forte para os adeptos dos cultos afro-brasileiros. Alguns são necessariamente cultuados, devido à ligação com trabalhos específicos que regem, para a saúde, morte, prosperidade e diversos assuntos que afligem o dia-a-dia das pessoas. Estes deuses africanos são considerados intermediários entre os homens e Deus, e por possuírem emoções tão próximas dos seres humanos, conseguem reconhecer os nossos caprichos, os nossos amores, os nossos desejos. É muito frequente dizer-se que as personalidades dos seus filhos são consequência dos orixás que regem as suas cabeças, desenvolvendo características iguais às destes deuses africanos.
A seguir mostraremos os nomes de nossos Òrisás mais cultuados dentro de nosso panteão `Yòrùbá.
- Èsú - Òrisá guardião dos templos, encruzilhadas, passagens, casas, cidades e das pessoas, mensageiro divino dos oráculos.
- Ògún - Òrisá do ferro, guerra, fogo, e tecnologia, deus da sobrevivência.
- Òsòòsí - Òrisá da caça e da fartura.
- Lògún Èdé - Òrisá jovem da caça e da pesca.
- Sàngó - Òrisá do fogo e trovão, protetor da justiça.
- Àyrá - Usa branco, tem profundas ligações com Òsàlá e com Sàngó.
- Òbàlwùáyê - Òrisá das doenças epidérmicas e pragas, orixá da cura.
- Òsùmàré - Òrisá da chuva e do arco-íris, o dono das Cobras e das transformações.
- Òsànyìn - Òrisá das Folhas sagradas, conhece o segredo de todas elas. Junto com Oxóssi, protege as matas e animais.
- Òyá ou Yànsã - Òrisá feminino dos ventos, relâmpagos e tempestades. Também é a orixá das paixões.
- Òsún - Òrisá feminino dos rios, do ouro, deusa das riquizas materias e espirituiais, dona do amor e da beleza, protege bebês e recém-nascidos.
- Yèmònjá - Òrisá feminino dos mares e limpeza, mãe de muitos orixás. Dona da fertilidade feminina e do psicológico dos seres humanos.
- Nànã - Òrisá feminino dos pântanos e da morte. Protege idosos e desabrigados. Também dona da chuva e da lama. É mãe de Obaluaiê e junto com ele, dona das doenças cancerígenas. Mais velha orixá do panteão africano.
- Yèwà - Òrisá feminino do Rio Yewa. Protetora das moças virgens e dona da vidência.
- Òbá - Òrisá feminino do Rio Oba. Dona da guerra e das águas.
- Àsàbó - Òrisá feminino e pouco conhecido, é da família de Sàngô.
- Ìbèjís - Òrisás crianças, são gêmeos, e protegem as criancinhas.
- Yròcô - Òrisá da árvore sagrada, (gameleira branca no Brasil).
- Òmòlú - Òrisá da morte.
- Ònìlê - Òrìsá da Terra ( Àyê ).
- Ònìlè - Òrisá que carrega um saco nas costas e se apóia num cajado.
- Òsàlá - Òrisá do Branco, da Paz, da Fé.
- ÒrìsáNlá ou Òbàtàlá - O mais respeitado, o pai de quase todos Òrisás, criador do mundo e dos corpos humanos.
- Ìfá ou Òrùnmìlá-Ìfá - Ifá é o porta-voz de Orunmila, Òrisá da adivinhação e do destino, ligado ao Merindilogun.
- Òdùdùwá - Òrisá também tido como criador do mundo, pai de Òrànìyan e dos yoruba.
- Òrànìyán - Òrisá filho mais novo de Òdùdùwá e pai de Sàngó .
- Bàyànní - Òrisá também chamado Dàdá Àjàká
- Òlòkún - Òrisá divindade do mar.
- Òlòssá - Òrisá feminino dos lagos e lagoas.
- Òkò - Òrisá da agricultura.
- Òsògìyán - qualidade de Òsàlá jovem e guerreiro
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