16 Búzios e 16 odús principais, são eles:
1-Òkàràn Méjì – 1 aberto e 15 fechados
-este é odú principal de Èsú, podem aparecer Egun, Oyá. Este caminho representa a magia boa e ruim.
-(ówe)provérbio: “A imprudência é o venemo da continuidade”.
2-Éjì Oko Méjì – 2 abertos e 14 fechados
-neste odú falam principalmente Osalufon, Ibeji e Abikú. Representa a sabedoria, a conciência e a clarevidência.
-(ówe)provérbio: “Deus não impôes aos ignorantes a obrigação de aprender, sem antes ter exigido dos sábios, o juramento de ensinar”.
Étà Ògúndá Méjì – 3 abertos e 13 fechados
-este é o odú principal de Ogun e nele podem aparecer Omolú, Yemonjá e Oyá. Representa o esperma, o poder e a certeza.
-(ówe) provérbio: “O assassino culposo e o ladrão nato, não são homens de guerra”.
Ìròsún Méjì – 4 abertos e 12 fechados
-neste odú falam Oyá, Egun, Yemonjá e Osóósi. Representa a cavidade, o abandono e a renúncia.
-(ówe) provérbio: “A terra-mãe, se penteia com a enxada”.
Òsé Méjì – 5 abertos e 11 fechados
-neste caminho falam Omolú, Osun, Yamí, podem aparecer Oyá, Sangô e Exú. Representa a dor, o pesar, a espiritualidade e o sofrimnento
-(ówe) provérbio: “cabeça dura não quebra miséria, mesmo quando o ancião se curva, ainda assim, está de pé”.
Òbàrà Méjì – 6 abertos e 10 fechados
-neste caminho falam Sàngô, Osóòsi, Lògún, Ori e Osún pode aparecer. Representa a nobreza e vaidade (+), inveja e roubo (-).
-(ówe) provérbio: “Rei morto, Rei coroado”.
Òdí Méjì – 7 abertos e 9 fechados
-neste caminho falam Osun, Omolú, Exú, podem aparecer Ogun, Obá e Ajêselugá. Representa: o avesso, o buraco e a derrota
-(ówe) provérbio: “A Equidade e a harmonia são as medidas da vida”.
Èjì Onílè Méjì – 8 abertos e 8 fechados
-este é o caminho principal de Òsògìyán, podem aparecer Ogun,Airá, Iroko, Yemanjá, Jibí e Jagun. Representa a mutação constante, vida e morte.
-(ówe)provérbio: “Em cima e embaixo, dentro ou fora da natureza, nada se cria, nada sofre perda, tudo se muda”.
Òsá Méjì – 9 abertos e 7 fechados
-Neste caminho falam Yemonjá, Oyá, Orí e podem aparecer babá Ajalá e babá Egun. Representa a renovação, a inteligência e a gestação
-(ówe) provérbio: “Orí é o primeiro a nascer e o último a morrer”.
Òfún Méjì – 10 abertos e 6 fechados
-Principal Odú de Osalufon, podem aparecer Osún, Orunmilá e Oduduwá, os funfun em geral. Representa o ciclo sem fim, o nascimento, o mundo.
-(ówe) provérbio: ” A Longevidade é o caminho”
Òwónrín Méjì – 11 abertos e 5 fechados
-neste caminho falam Oyá, Esú, Ogun. Representa as mudanças repentinas sobre qualquer ponto de vista, começo e fim.
-(ówe)provérbio: “Ele é a rota que faz o errado virar o certo e vice-versa”.
Èjìlá Sebòra Méjì – 12 abertos e 4 fechados
-odú principal de Xangô e podem aparecer Oba, Oyá, Airá, Yamassê, Iroko e Oxun. Representa a união, ação e justiça.
-(ówe)provérbio: ” O escudo representa a águia solar”
Èjì Ológbon Méjì – 13 abertos e 3 fechados
-neste caminho falam Nanã, Ikú, Omolú e Egun. Representa a Àísí- a morte como parte da vida, o pó.
-(ówe)provérbio: “Tão logo nasce, caminha para morte”.
Ìká Méjì – 14 abertos e 2 fechados
-Neste caminho falam Osumarê, Osanyin, Ewá e podem aparecer, Ajê e Omolú e Logun Edé. Representa a renovação, a beleza, o amor.
-(ówe) provérbio: “Terra e céu em comunicação”.
Obèogúndá Méjì – 15 abertos e 1 fechado
-Neste caminho fala Òbá e pode aparecer Ewá, Ògún. Representa apaga, a justiça com retidão.
-(ówe)provérbio:” A Terra é minha mãe, para seu ventre voltarei”.
Àláàfiá Méjì – 16 abertos
-Neste caminho fala Orunmilá e todos os Òrìsás podem aparecer.Representa a vocação,a coerência, a integração: reconhecimeto, saúde e paz.
-(ówe)provérbio: ” Pecado é o que sai da boca, não o que entra”.
Òpìrá – 16 fechados
-Não é um odú e sim uma caída nefasta, não há mensagem alguma, simplesmente o jôgo está fechado, o olhador não poderá mais jogar neste dia, prenúncio fatídico, fatal.
*O Búzio é uma concha marinha composta de duas faces: dianteira e traseira. A face dianteira contém uma fenda dentada de cima a baixo, aqual podemos chamar de “boca”, Segundo a totalidade dos babalawos, é a parte falante do jogo. A face trazeira, originalmente fechada, é aberta para proporcionar o equilíbrio e a queda do búzio em duas posições, aberto e fechado, com idênticas probabilidades. De acordo com os mitos, a adivinhação pelos búzios foi introduzida pelo Orisá Osún e suas filhas são Iyas Petebí por natureza. Os búzios também são chamados de kaurís e já valeram como dinheiro no segundo milênio antes de Cristo.
O Jogo do Ìbò: é uma forma de prestar assessoramento ao Jogo de Búzios, tem a finalidade de decidir ou revelar o ebó, obrigações, decisões, o odú e a qualidade de Orisá. O Ìbò promove uma participação mais direta entre o consulente e o jogo. As perguntas são feitas à Orunmilá sem a interferência de Exú. A palavra Ìbò significa aquilo que está encoberto, oculto, e vem do verbo bò, cobrir, em razão de ato de a pessoa ter, em suas mãos fechadas, dois elementos para responder as perguntas feitas. O Ìbò utiliza-se de uma fava ou búzio ou otás de formatos diferentes que um deles significa SIM e o outro NÂO, para pergunta feita.
Bibliografia: *José Beniste.
Só podem jogar búzios, o Egbomi que tem sua Cuia ou Deká o cargo de Babalorisá, Iyalorisá ou Ojú Oluwò, conferidos pelo seu axé e ratificados por Orunmilá.
Oseturá ou Òsétùwá é formado pela combinação de Otùwá e Òsé, um odú menor e mensageiro dos Odús, muito ligado a Èsú, Òdòsú é o vigia do jogo, o décimo sétimo, um búzio pequeno que observa à parte, mais que não participa diretamente no jogo.
Axé.
Fonte/Crédito: Ary Carvalho ( Da Ilha )
Jefferson, mo jùbá o.
ResponderExcluirO ideal seria dar o crédito ao texto.
Abraços
Da Ilha
Olá Muntumbá Asè Muntumbá, gostaria de saber se ekedji. E ogans ganham mão de jogo pois fui ao barracão e me passaram essas informações e nunca vi. Informação pelo Zap 021_991491363
ResponderExcluirOlá Muntumbá Asè Muntumbá, gostaria de saber se ekedji. E ogans ganham mão de jogo pois fui ao barracão e me passaram essas informações e nunca vi. Informação pelo Zap 021_991491363
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