quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Àiyrá - Òrìsá da Justiça, ligado ao Branco ( Funfun ) e parte da família do Òbá Sangó






Hoje faleremos de um Assunto bastante esclareçido por muitos Adpetos de nossas Religões yorubas, mas em alguns lugares ainda é preservado a tradição.

Àiyrá quem é essa Dinvidade???

Segundos algumas Tradições mais velhas dentro da  nossa Religião Yòrùbá, Àiyrà é uma Dinvidade ligada ao Fogo, aos Trovões, Ventos e ao Barulho da Chuva que soa como um Tambor, ligado a Familia de Sàngó entre as Disnastias Ìfé e Òyó, é um grande Guerreiro cheio de Fundamentos.

Àìyrá pertençe a Família do Òbá Sàngó, sendo seu General de Confiança tendo o Titúlo de Òbá Kàkànfó...,sendo assim seu Braço direito em suas Batalhas por conquistas de Terras e etc !!!.

É um Òrìsá que tambem possui uma Forte Ligação ao Branco ( Funfun ), devido a sua Ligações com Òsàla, devido ao Itans que nos mostra que apos Òsàlá - Òlùfón no caso, ter ficado 7 anos preso injustamente em um calabouso no reino do Òbá Sàngó, por ter sido acusado de roubo de um de seus cavalos que o Rei tinha como Criação e apreciava muito os mesmo. Àpós o Mal - entendido, ocorrido no Reino de Sàngó, o mesmo manda Libertar o Prisioneiro Injustiçado,e logo o reconheçendo que aquele Velho que esta diante de si era Òsàlá, o Òbá ( Rei ) se ajoelha aos seus Pés pedindo perdão pelo ocorrido, `Sàngó decediu lhe dar uma Festa em Homanegam ao Grande Òrìsá,lhe dando Roupas Brancas limpas, Muita Àgua para saciar sua Sede e  fazendo que o Povo de seu Reino se vesti-se todo de branco e que celebra-se aquele Gradioso Òrìsá com muita Fartura e Glorias.

Após o término da Confraternização, Sàngó, pediu navamente Desculpas a Òsàlá pelo acidente , ele pede a seu ministro de confiança Àìyrá que lhe acompanhe-se , pois o mesmo estava a Resolver assuntos de seu Reino. Feito isso Àìyrá a mando de Sàngó, acompnha o Grande Òrìsá em sua jornada de Volta a sua Terra, carregando-o em suas Costas em sua Viagem, e ao longo da mesma eles param conversam Trocam Histórias  de seus Povo, Àìyrá conta-lhe a História de seu Povo no Reino de Òyó, sobre seus Costumes e tudo mais, e Òsàla passa a gostar de seu amigo e companheiro de Viagem formando assim um Grande Amizade enter os Dois.

OBS: Nessa Passagem o Àìyrá que carrega Òlùfón nas costas é a Qualidade Àìyrá Ìntìlé, que logo Veremos mais a frente e mais as Outras Denominações de Àìyrá.



Sendo assim que Àìyrá Decidiu se Vestir de Branco em Homenagem ao Grande Òrìsá devido aos seus Laços de Amizade tornando-se assim o seu Ministro Direto.

Também há outras Passagens de Àìyrá ao lado de Òsàla no caso Ògìyón, devido a ele aprender as artes Belicas e andarem juntos devidos a Fundamentos e lutarem lado a lado juntamente com Ògún'Já e Jàgún, formando um Exército Fùnfùn !!!

Temos 4 caminhos desse Òrìsá, que chamamos de Qualidades cada um com seus Itans ( História ), Fundamentos ambos em Òsàlá tanto para Ògìyán e Òlùfón como é o tradiçional tambem sendo eles : Àìyrá Ìntìle, Àìyrá Mòdé, Àiyrá Ìgbònàn e Àìyrá Òsí..

Àiyrá não é um Òrìsá Rei como alguns afirmam, porque ele não foi um Òbá em Òyó e sim um Servo  de confiança do Rei  que na verdade é Sàngó, sendo assim como Descrito antes um MInistro de sua confiança o General de seus Excércitos..

Àìyrá como alguns afirma é um Òrìsá Ancestre, ou seja vem muito antes do Culto a Sàngó, devido a sua Ligação ao Branco e ser devido Legitimemante vim a ser o Verdadeiro Dono do Fogo ( Inàn ) por Excelencia. e Dono da Famosa Fogueira sombolizando a suas Origens a Sua Dinastia e celebrando a Vida porque o Fogo é a Vida.

Sua comida votiva é o Àmàlá - Comida com Quiabos como a de Sàngó e toda a sua Familia, só que cortados em Lascas, devido ao Diferenciado...

Suas contas são as Brancas rajadas de Vermelhas

Simbolo - Òsé ( Machado de duas Lâminas), prateadas de preferencia devido a sua ligação com Òsàlá, e a Chave que indica a abertura de Todas as Portas de caminhos.

Qualidades


Airá Intilè: Veste branco/Vermelho, aquele que carrega Òlùfón nas costas
Airá Igbonam: É considerado o pai do fogo, tanto que na maioria dos terreiros, no mês de junho de cada ano, acontece a fogueira de Airá, rito em que Ibonã dança sempre acompanhado de Iansã, dançando e cantando sobre as brasas escaldantes das fogueiras.
Airá Modé: É o eterno companheiro de Òsògìyón, Senhor das Águas Mornas, só veste branco e não come dendê (só um pingo) sua conta leva seguí.
Airá Adjaosí: Velho guerreiro, veste branco, ligado a Yemanjá e Òsàlá.

Espero ter ajudado Vocês nesse Conteudo que faz a Diferençia dentro de nossos Cultos Tradiçionais, mostrando todo nossos conteúdo com Humildade, Sabedoria,e Copetençia... Ìrè òòò !!!

Autor: Jefferson Tì Òsògìyón.



Nenhum comentário:

Postar um comentário